44 dias – Passional

Quando eu não conhecia o significado da palavra passional, eu imaginava que ela poderia estar relacionada com a passividade. Piada, né? Antes eu não tivesse procurado seu significado e me encontrado na descrição.

O que eu posso dizer sobre a minha experiência passional de ser (bem no estilo almodoviana mesmo) ?

Começa com uma interrogação bem grande. Assumo mil formas de ser. Sou livre e prisioneira. O que me dá vida, também me mata. Acordo vazia hoje, extravaso amanhã. Sinto nojo e prazer. Meu coração acelera, tenho palpitações e sensações que parecem querer arrancá-lo do meu peito. Meu coração para, bate tão fraco que nem o sinto. Acho que ser passional é algo que se é vivido uma vez, se vive pra sempre. Vicia. As grandes emoções desenfreadas dos nossos sentimentos derivados da paixão, quando não estão sendo vividas, dão à sensação de que tudo é pouco, vazio, sem sentido. A prioridade do exagero é voltada sempre para o prazer, e quando este não é vivido, o vício de quem provou ser passional, volta o exagero para o sofrimento. Sentir é uma necessidade vital. Se não é possível viver o prazer desmedido, que viva o sofrimento desmedido. Meios sentimentos não são aceitos. Meia paixão não existe. Sinto com todas as minhas forças.

Até aí, tudo bem. Que os prazeres e os sofrimentos da paixão sejam vividos até a última gota. Pra mim essa é a maior prova de que estou viva. Se ser passional fosse só isso… mas não é.

A intensidade exagerada e apaixonada toma conta de todo o ser, ao ponto de torná-lo só sentimento. E o espaço reservado para a razão é invadido. O que deveria estar balanceado pela razão e a emoção, é dominado pela emoção, que guia todas as atitudes. Emotiva ao cubo. É praticamente um sentir imprevisível perambulando por aí. Refletir, repensar, analisar não antecede os atos. Antes a incerteza do ato apaixonado que a segurança do ato medido. Impulsividade assina embaixo. Serenidade? Controle ? Praticamente de um furacão. Limites ? Situações desastrosas e palavras da boca pra fora fazem parte. Raciocinar ? O que é isso ? Qualquer semelhança com a loucura não é coincidência.

Já ouvi dizer que ser passional é ser desequilibrada.

A razão não move o mundo, a paixão sim. Na corda bamba do meu viver desequilibrado e passional, eu me equilibro.  Desequilibro. Sempre caio, levanto, me equilibro de novo. Ficar parada é morrer. Medir sentimento, evitar envolvimento, entregar só metade, tira todo o sentido do viver.

Ser passional é estar vulnerável a sofrer muito, mas torna tudo muito mais verdadeiro, sincero e autêntico. Tem que ter coragem.

E se não me levar para uma Tragédia Shakespeariana, tudo bem. Que a emoção apaixonada e passional me guie.

Comments

  1. Você hein flor, sempre com belas palavras, estou sempre por aqui viu…
    e vc kd?
    bjs

    Curtir

  2. Ser passional é amar por completo? Se entregar? Ser verdadeira? Quero ser guiada pela mesma emoção sempre! Não há entrega pela metade, não há amor que não tenha um quê de passional.

    Curtir

  3. Flor,me ausentei por alguns dias e estou começando a ler de onde parei.
    E que belas palavras hein?Que texto lindo o teu.Escreves com toda a passionalidade do teu ser e é por isso que sempre venho aqui.Admiro a sua coragem e sua força de lutar para continuar sendo quem és não deixando que este mundo deserto e vazio te torne uma semelhante.Te admiro,sabes disso.E nao te critico por algumas vezes meter os pés pelas mão por se deixar guiar pelo coração.Ainda sentirás novamente aquela sensação de felicidade que é maior que vc.Merece isso.Vc nasceu pra amar nasceu pro amor florzinha.

    Curtir

Trackbacks

  1. […] “ser passional” – Estou mais calma hoje, mas ser passional é algo que já está enraizado em mim. Deve existir muitas pessoas passionais, viu. Tanto que existem muitas pesquisas sobre isso e o post que eu falo sobre o meu jeito passional de ser é um dos mais visitados: 44 dias – Passional […]

    Curtir

Deixe um comentário

