23 dias – O Pequeno Príncipe

Conhecem a história do Pequeno Príncipe ?

A história começa com o príncipe pedindo para o narrador do livro desenhar um carneiro  pra ele. E como o narrador não era um bom desenhista, ele desenhou uma caixa e disse ao príncipe que o carneiro estava lá dentro.  O príncipe queria que o carneiro comesse os baobás. Os baobás eram uma preocupação pro príncipe, pois eles eram plantas que cresciam e ficavam enormes e o planeta dele era muito pequeno… os baobás poderiam acabar com o planeta do príncipe. Depois de algum tempo, o príncipe se questiona sobre a possibilidade do carneiro também comer as flores. E descobre que carneiros também comem flores e que seus espinhos não as defendem disso. O príncipe fica triste, ele diz:

“-E se eu, por minha vez, conheço uma flor única no mundo, que só existe no meu planeta, e que um belo dia um carneirinho pode liquidar num só golpe, sem avaliar o que faz, – isto não tem importância ?! Se alguém ama uma flor da qual só existe um exemplar em milhões e milhões de estrelas, isso basta para que seja feliz quando as contempla. Ele pensa : « Minha flor está lá, nalgum lugar… » Mas se o carneiro come a flor, é para ele, bruscamente, como se todas as estrelas se apagassem !”

O narrador, sensibilizado com o príncipe, disse que iria desenhar uma mordaça no carneiro para proteger a flor do príncipe. E a desenha.

Mas que flor seria essa ?

A flor apareceu um belo dia no planeta do príncipe. No início ele pensou que era um baobá, mas logo ela parou de crescer e ele ficou esperando o que iria aparecer ali, já que a flor era muito vaidosa e demorou muito pra aparecer, se arrumou por muitos e muitos dias. Era um flor diferente de todas as flores que ele já tinha visto. A primeira coisa que ele disse pra ela foi: -Como és bonita. E desde então, o príncipe começou a cuidar da flor. Com um regador, ele servia água fresca pra ela todos os dias e todas as noites a colocava sob a redoma, com um pára-vento para que ela não sofresse com o vento. A flor, muito vaidosa, ocultava de onde tinha vindo, ocultava que em outros lugares teriam flores como ela. A flor, queria se sentir única. O príncipe, mesmo a amando, começou a duvidar do que ela dizia e sentiu-se infeliz.

E um dia, ele decidiu partir. Se despediu da flor, que disse que tinha sido tola mas que o amava. Ela disse pro príncipe ser feliz. Ele quis colocar a redoma para protegê-la do frio e ela negou. Disse que saberia se cuidar e que saberia se defender dos bichos grandes porque ela tinha garras, espinhos.

Durante toda a viagem do príncipe, ele aprendeu grandes coisas sobre o mundo e sobre a vida. Mas eu gostaria de ressaltar as grandes lições que o príncipe aprendeu quando chegou ao planeta Terra.  Assim que ele chegou à Terra, conheceu uma serpente que disse a ele:

“- Eu posso levar-te mais longe que um navio. Aquele que eu toco, eu o devolvo à terra de onde veio. Posso ajudar-te um dia, se tiveres muita saudade do teu planeta.”

Ele não deu muita atenção pra serpente e seguiu o seu caminho. E pra sua surpresa, ele encontrou um jardim cheio de flores exatamente iguais a sua flor. Descobriu que sua flor, era uma rosa. E ele ficou triste pois a flor disse que era a única no mundo.

Seguiu o seu caminho e encontrou uma raposa. E a raposa ensina ao príncipe o que é cativar. Ela diz a ele que eles não passam de uma simples raposa e um simples garoto para cada um. E que se ele a cativasse, eles teriam necessidade um do outro, ele seria pra ela único no mundo e ela seria pra ele única no mundo. E ele lembra da flor, conclui que a flor o cativou. E seguindo o conselho da raposa, que prometeu lhe dar um presente quando ele voltasse, voltou ao jardim com todas aquelas rosas iguais à sua flor. Ele diz à elas:

“-Vós não sois absolutamente iguais a minha rosa, vós não sois nada ainda. Ninguém ainda vos cativou, nem cativastes a ninguém. Sois como era a minha raposa. Era uma raposa igual a cem mil outras. Mas eu fiz dela um amigo. Ela é agora única no mundo. Sois belas, mas vazias, disse ele ainda: Não se pode morrer por vós. Minha rosa, sem dúvida um transeunte qualquer pensaria que se parece convosco. Ela sozinha é, porém mais importante que vós todas, pois foi a ela que eu reguei. Foi a ela que pus sob a redoma. Foi a ela que abriguei com o para vento. Foi dela que eu matei as larvas (exceto duas ou três por causa das borboletas). Foi a ela que eu escutei queixar-se ou gabar-se, ou mesmo calar-se algumas vezes. É a minha rosa.”

Então ele voltou para a raposa, para receber o presente que ela prometeu. A raposa disse:

“-Eis o meu segredo. É muito simples: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos. Foi o tempo que perdeste com a tua rosa que fez tua rosa tão importante. Os homens esqueceram essa verdade, disse a raposa. Mas tu não a deves esquecer. Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas. Tu és responsável pela rosa.”

E o príncipe segue o seu caminho, refletindo sobre as coisas que aprendeu no planeta Terra.

“-Os homens do teu planeta, disse o príncipezinho, cultivam cinco mil rosas num mesmo jardim… E não encontram o que procuram. E, no entanto o que eles buscam poderia ser achado numa só rosa. Mas os olhos são cegos. É preciso buscar com o coração. O que é importante, a gente não vê.

“-As estrelas são belas por causa de uma flor que não se vê. Se tu amas uma flor que se acha numa estrela, é doce, de noite, olhar o céu. Todas as estrelas estão floridas.”

“-Não soube compreender coisa alguma! Devia tê-la julgado pelos atos, não pelas palavras. Ela me perfumava e me iluminava… Não devia jamais ter fugido. Deveria ter-lhe adivinhado a ternura sob os seus pobres ardis. São tão contraditórias as flores! Mas eu era jovem demais para saber amar.”

Então, o príncipe quis voltar para o seu planeta, para a sua flor… mas ele não sabia como. Seu corpo era muito pesado pra que ele o pudesse carregar. Ele procurou a serpente… aquela que ele conheceu assim que chegou ao planeta. Lembrou que a serpente poderia ajudá-lo. Marcaram um encontro e a serpente cumpriu o que disse a ele que faria quando se conheceram… E ele se foi…

O narrador lembra que quando desenhou a mordaça para o carneiro, ele se esqueceu de juntar a correia. E ele relata algo que acontece com ele e que também acontece comigo sempre que lembro dessa história.

Quando estou feliz e lembro dessa história, penso que o príncipe deu um jeito de resolver esse problema da mordaça do carneiro e que a sua flor está protegida.

Quando estou triste e lembro dessa história, penso que o carneiro comeu a flor. Isso mesmo.

Mas porque estou aqui falando sobre o príncipe e a flor ? Bom.. quando me apaixonei por ele, eu enviei o livro de Pequeno Príncipe pra ele pelo correio. Há mais de 2 anos atrás. Acredito que todo mundo deve ler este livro. E ele leu. Durante todo esse tempo eu pensei que ele tinha absorvido a essência do livro. Mas hoje eu penso que não. Infelizmente…

Sendo ele o príncipe e eu a flor, ele fez exatamente o mesmo que o príncipe. Ele se cansou do que tinham, ficou insatisfeito com a flor e decidiu ir embora para conhecer coisas novas e aprender coisas novas. O que me deixa feliz, é que o príncipe, mesmo deixando a flor, aprendeu que o que é essencial na nossa vida é aquilo que não vemos, que o  amor que sentimos por quem nos cativa e por quem cativamos é mais forte do que qualquer outra coisa no mundo. O príncipe teve que deixar a flor para aprender isso… ele teve que me deixar. E eu pergunto: Será que ele irá aprender como o pequeno príncipe ? Será que ele irá chegar à conclusões parecidas com as que o príncipe chegou ? É triste, infelizmente não tenho mais esperanças racionais… Mas este amor desmedido que tenho em mim grita loucamente pra eu esperar, me diz pra ter calma que o meu príncipe irá voltar. Não só voltar pra mim, mas também voltar a ser um príncipe, já que longe de mim ele virou um sapo.

E pra quem, assim como o Pequeno Príncipe, aprendeu o que significa amar alguém de verdade, não desistam do amor. Amem com todas as forças. É algo tão mágico, que ultrapassa qualquer sentimento egoísta ou negativo. E mesmo que traga algumas cicatrizes, vale a pena amar !!!


Comments

  1. Seria basicamente a diferença dos artigos. Do “um/uma” para “o/a”.

    Curtir

  2. “mesmo que traga algumas cicatrizes, vale a pena amar !!!” [2]
    Amei esse post! Já fui atrás de alguém que me emprestasse esse livro, espero começar a ler na próxima semana. *-*
    ;* Flor, se cuida!

    Curtir

  3. Florzinha, Florzinha….o colega é um SAPÃO….que você, envovida por este amor não correspondido…não está vendo….mas tudo bem….tudo tem seu tempo…uma hora destas você vai conseguir entender que nesta vida há muitos e muityos outros príncepes encantadores por aí…permita-se, linda menina…permita-se:abra este coração, pois o NOVO sempre vem…

    beijos, sua lindona!

    Bia

    Curtir

  4. Oi flor… Eu amo a história do Pequeno Príncipe, li várias vezes o livro, especialmente na adolescência. Penso que devo voltar a lê-lo, talvez agora com um novo olhar.
    Obrigada pelo teu carinho no meu blog, vc também já é especial pra mim, aquele tipo de coisa q não se explica, rs
    Bom, Edu piorou então não tô muito bem. Mas espero que vc esteja bem aí. Fique com Deus…

    Curtir

  5. oi linda obrigada pelo comentário..eu tb amo a história do pequeno principe…
    “Se tu vens às quatro da tarde, desde às três eu começarei a ser feliz”
    acho lindo…vi seus posts…fiquei impressionada com a do 22 dias….que triste..mas a gente faz isso msm..acontece..fique bem!!! bjos bem grande

    Curtir

  6. Oi florzinha linda. Só consegui aparecer de novo agora e estou voltando de onde parei.
    Que texto lindo,esse livro definitivamente não é um livro só para crianças.
    Para mim não é uma surpresa que você tenha em si tudo o que o livro passa, já te disse que és uma menina iluminada.
    E hoje estou mais calma,por isso vou torcer pra que esse sapo vire príncipe. Só uma flor como você poderá conseguir transformar esse sapo com todo o seu grande amor.

    Curtir

  7. Oi Flor! Te encontrei lá pelo meu cantinho e vim visitar o seu, não pude resistir a replicar seu post aqui, com todas referências de seu blog, me permites? Se incomodar-te, é só me dizer que eu tiro ele do ar. Não tenho tantos seguidores, nem muitas visitas fiéis, mas realmente me apaixonei pelo jeito como escreveu sobre o livro, esse livro fez parte da minha vida, desde a adolescência, e recentemente descobri o quanto ele me fala, conjuntamente com a pessoa que escolhi pra compartilhar a minha vida, minha existência, minha caminhada de luta por apenas ser…
    Espero sua resposta, e te desejo muitas felicidades neste tua vontade de viver esse amor que tens… Amor é o que nos move, independente do que venha com ele, se desejas amar: AME!

    Se um dia deixares de sentir o desejo de amar… Naturalmente será o fim, acabará a dor e com ela o êxtase de se viver amando, até quem sabe… Você encontre um novo amor!
    Bjus no coração
    Ana Roos

    Curtir

  8. Amooooooooooooo o Pequeno Príncipe!!

    Curtir

  9. Tatiane Azevedo says:

    Olá! conheci sue blog ontem anoite, e definitivamente estou encantada. Nunca imaginei que alguem na terra sentisse as mesmas coias que eu tenho sentido. Sei exatamente como é essa situação. tô lendo todos suas postes desde o dia 01 e já to morta de curiosidade para saber como você está hoje… Faz exatos 142 dias que eu tbm terminei e estou me recuperando dessa dor. è muito complicado mesmo. resolvi ler todos os posts desde o inicio, por isso nãos ei como está hoje. Espero que esteja bem, estou na sua torcida. beijos

    AH e já ia me esquecendo, O Pequeno principe é um dos meus livros preferidos, já havia lido quando criança mas emprestei e não me devolveram, ai meu ex(palavrinha dolorida) me deu um de presente assim do nada, sem data comemorativa, só pq ele passou em uma livraria viu e lembrou de mim.

    beijos e se cuida

    Curtir

  10. É só o amor, é só o amor, que conhece o q é verdade…

    Curtir

Trackbacks

  1. […] 23 dias —> O Pequeno Príncipe. Uma das poucas coisas que escrevi e acho lindas.. Mesmo que neste dia ele tenha dormido com outra. […]

    Curtir

  2. […] “O Pequeno Príncipe” – (flor do pequeno príncipe, raposa e pequeno príncipe, etc etc etc) Muitos termos de pesquisa pro pequeno príncipe. Quem não gosta desse livro? Acredito que as buscas sejam pelo post que já escrevi sobre a história: 23 dias – O Pequeno Príncipe […]

    Curtir

Deixe um comentário

